24/02/2014 - Por Notícias

Em São Paulo, mulheres poderão fazer mamografia sem pedido médico

1_noticia_01

No estado de São Paulo, mulheres entre 50 e 69 anos poderão fazer mamografia sem pedido médico. A iniciativa faz parte do programa estadual “Mulheres de Peito”, que tem como objetivo prevenir casos de câncer de mama e diminuir a espera para a realização do exame.

Por enquanto, o grupo de mulheres que tem a possibilidade de fazer o exame sem pedido médico é restrito: apenas mulheres que nasceram em ano par poderão fazer a mamografia no mês de seu aniversário. Caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.

Para aquelas que realizaram exame recentemente, terão a oportunidade de agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, nos mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo da rede pública, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas. Doze mil mamografias a mais serão ofertadas na rede com o programa.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

O agendamento já pode ser realizado pelo número 0800 779-0000, do call center da Secretaria de Saúde. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às17h.

Com essa nova medida, a Secretaria de Saúde busca estimular o rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip. É essencial, assim, que mulheres com mais de 35 anos realizem o auto-exame de mama todos os meses, além da  ultrassonografia anual e a mamografia.

1_noticia_02

Tags:, , , , ,

Comentários