18/08/2014 - Por Notícias

Joanna Monteiro: a mulher mais criativa do mundo

Joanna Monteiro, vice-presidente de Criação da agência FCB Brasil, está no topo de uma lista de 36 mulheres mais criativas do mundo publicitário, feita pelo site americano “Business Insider”. Com base em sugestões de leitores, profissionais do ramo, agências e da própria editora do Business Insider, a lista selecionou publicitárias de diversos países do mundo.

“Consideramos fatores como reconhecimento na indústria, tempo de carreira, tamanho do mercado e, claro, seus trabalhos criativos que ganharam atenção pelo mundo da propaganda” – veja a lista completa aqui.

Joanna é formada em Educação Artística, pela UnB, e pós0graduada em Marketing pela ESPM. Começou a sua carreira de publicidade como estagiária na Ogilvy, em 1996), passando pela DPZ, W/Brasil, Agência África, MPM e, finalmente, chegou à FCB Brasil, assumindo clientes como NIVEA, Mondelez, SKY/DirecTV, Petrobras, CNA, Campari Group, Nestlé, entre outros clientes. (Fonte: AdNews)

Em 2014, ela e sua equipe conquistaram 17 leões no Festival de Cannes, sendo um deles o Grand Prix de Mobile, pela campanha da Nivea que você pode ver abaixo.

 

 

 

 

Agora, por que um levantamento como esse é relevante?

Porque, como praticamente todo mercado, a publicidade é encabeçada por homens. É importante reconhecer e dar destaque a grandes publicitárias que estão fazendo um ótimo trabalho e dizer à sociedade que existem muitas delas fazendo isso por aí.

No entanto, nosso sonho é que, um dia, nomes de mulheres estejam no topo de listas de pessoas mais criativas do mundo.  Afinal, embora observemos muitos avanços da mulher nesse setor, na lista dos melhores pagos e mais reconhecidos publicitários, nenhuma mulher aparece. Embora sejamos maioria no mercado, ocupamos menos cargos de poder dentro de grandes agências (nos EUA, apenas 3% dos cargos de direção de criação são ocupados por mulheres). Ganhamos menor reconhecimento monetário, quando executamos trabalhos iguais.

Ainda há muito a se fazer para ocuparmos nossos espaços pela indústria e mostrar que lugar de mulher também é na publicidade 😉

 

banner

 

Tags:

Comentários