24/02/2014 - Por Notícias

Vacinação gratuita contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos começa no dia 10 de março

Meninas de 11 a 13 anos terão direito à vacinação gratuita contra o HPV nos postos de saúde e em algumas escolas da rede pública durante todo o ano. Segundo o Ministério da Saúde, para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A partir de 2015, a vacina também poderá ser aplicada em meninas de 9 e 10 anos.

 2_noticia_01

Também conhecido como Câncer no colo do útero, o terceiro que mais atinge as mulheres, o vírus HPV é transmitido por meio do contato direto com pele ou mucosas infectadas pela relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.  Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 

Tags:, , , , ,

Comentários