20/05/2016 - Por Projetos

Afroflix – uma plataforma para produções audiovisuais produzidos por pessoas negras

Representatividade no cinema e televisão é um daqueles assuntos que, infelizmente, parece não melhorar – o Oscar desse ano foi um retrocesso, os filmes no cinema parecem ter 90% de pessoas brancas, e essa temporada de séries nos Estados Unidos foi duramente criticada por matar uma série de personagens que representam minorias.

Fica fácil, nesse contexto, achar que não tem conteúdo de qualidade e com verdadeira diversidade sendo produzido, mas é por isso que gente inteligente lança projetos como o Afroflix.

O Afroflix é uma plataforma parecida com o Netflix, que disponibiliza conteúdos audiovisuais online que sigam uma única regra: a produção deve possuir pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra. O tipo de conteúdo não importa – a plataforma aceita filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs, clipes, etc, desde que sejam produzidos, escritos, dirigidos ou protagonizados por pessoas negras.

Parece simples, mas como disse ao começar esse texto, representatividade – mesmo o absoluto mínimo que é ter uma pessoa negra envolvida na produção – ainda é rara.

A equipe é toda formada por pessoas negras (seis mulheres, um homem) que, segundo o Geledés, desejam “valorizar produções desenvolvidas por pessoas negras, que são tão invisibilizadas na sociedade”. Por enquanto, eles estão disponibilizando apenas conteúdos brasileiros, mas estrangeiros podem se inscrever – além disso, qualquer pessoa pode indicar conteúdo.

Entre no site, conheça, divulgue e vamos ajudar a dar visibilidade para esse projetos!

botao

Tags:, ,

Comentários