03/10/2016 - Por Projetos

Arquitetas Invisíveis

Hoje queremos apresentar o trabalho do Coletivo Arquitetas Invisíveis, em particular, a última iniciativa, uma revista que, assim como o coletivo, busca promover a igualdade de gênero dentro do âmbito da arquitetura e do urbanismo.

O Coletivo foi criado por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, e a primeira iniciativa do grupo foi no sentido de ampliar o repertório dos estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo e, ao mesmo tempo, incitar a discussão sobre gênero no meio acadêmico e profissional, por meio do reconhecimento e divulgação da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história.

Já a revista Arquitetas Invisíveis, segundo as organizadoras, nasce da vontade de compartilhar conhecimento e reflexões, além de contribuir para o avanço das discussões de gênero no campo da arquitetura e áreas relacionadas (História, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, as Artes, a Psicologia, entre outros).

A cada ano uma nova edição da Revista Arquitetas Invisíveis oferecerá oportunidades importantes para trocas entre pesquisadores do Brasil e também do exterior, por isso a Revista será bilíngue. O estreitamento dessas relações colabora para o intercâmbio entre diferentes grupos e regiões, o fomento de pesquisas conjuntas e publicações coletivas, consolidando o papel da mulher na história da arquitetura e do urbanismo e os núcleos de estudo nessa área.

Elas aceitam doações e todo o dinheiro arrecadado será investido na publicação da Revista custeando gastos com edição, tradução, revisão, diagramação, impressão e distribuição. Os exemplares que por ventura não forem adquiridos serão doados para bibliotecas, centros acadêmicos, escolas e grupos de mulheres. A Revista será composta por artigos, resumos, opiniões, notícias, entrevistas, charges, desenhos, poesias, crônicas, cartas, entre outros. Tudo isso apresentado de uma forma dinâmica, divertida e colaborativa.

Você pode pedir a sua cópia da revista enviando um email para arquitetasinvisiveis@gmail.com ou ver mais informações sobre a revista aqui.

Tags:

Comentários