24/08/2016 - Por Projetos

Coleção AntiPrincesas

Nós recebemos diariamente aqui no site e na página do Facebook, informações sobre diversos projetos incríveis – gente que realmente está pondo a mão na massa para tentar transformar esse nosso mundo. Eu admito ter um carinho especial por projetos voltados para crianças e este é um ótimo exemplo.

A coleção antiprincesas foi idealizada por Nadia Fink, escritora, que queria escrever para crianças obras com intuito de relacionar histórias reais de mulheres e homens que revolucionaram a si mesmos e um pedaço do mundo ao mundo fantástico das crianças e de seu imaginário. As histórias são contadas de forma didática, enaltecendo os aspectos mais marcantes de cada uma das personagens.

Aqui embaixo separamos algumas informações sobre os livros:

O primeiro livro da série (em espanhol e português) apresenta Frida Kahlo, uma “antiprincesa” que superou várias adversidades. Adversidades para estudar, problemas com sua família, sexualidade reprimida pela sociedade, perseguições por sua visão política… Frida Kahlo mostrou-se uma verdadeira “guerreira social” e artista inigualável, sempre ao lado de quem não a decepcionaria. Veja detalhes sobre a versão em português aqui.

“Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade.”, FRIDA KAHLO.

No segundo livro (em espanhol e português) entra em cena Violeta Parra, uma “antiprincesa” preocupada com a “gênese cultural” do seu povo e que através da musicalidade, resgatou e perpetuou sua cultura, valorizando seu povo por mais carente que fosse, tendo referências no que lhe era próximo, na cultura sul-americana e na voz da resistência. Veja detalhes sobre a versão em português aqui.

“Obrigado à vida que me tem dado tanto. Deu-me o riso e deu-me lágrimas”, VIOLETA PARRA.

O terceiro livro (em espanhol) tem como personagem Juana Azurduy, protagonista dos processos de independência de sua região. Nascida onde hoje é a Bolívia, tomou a luta para sua vida e a história dos homens fez muito por descreditar e invisibilizar essas mulheres que fizeram marcas profundas na história. E muito fizeram, de espada em punhos! Segundo Mercedez Sosa, em música:

“Flor del alto peru, No hay otro capitan, mas valiente que tu.” SOSA, Mercedez

O quarto livro tem Clarisse Lispector como protagonista, a “antiprincesa” do inconformismo às regras literárias, das críticas e crônicas reflexivas é apresentada em toda a sua essência questionadora e inspiradora, sua consciência política, seu tato com palavras, sua presença como voz fazem dessa mulher a primeira antiprincesa brasileira.

Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”, CLARICE LISPECTOR.

Para quem se interessou, Nadia Fink, a criadora desta coleção estará no Brasil este fim de semana – é uma boa oportunidade para conhecer essas pessoas maravilhosas de perto e ainda conseguir um autógrafo!

Confira os locais e horários:

SEXTA-FEIRA dia 26 de Agosto de 2016
Local: Bienal do Livro SP – Estande da Queen Books
Endereço: R. Prof. Milton Rodrigues, 13 – Santana, São Paulo – SP, (https://goo.gl/maps/4w9ExkweAVw)
Horário: 17:00 h

SÁBADO dia 27 de Agosto de 2016
Local: Livraria da Vila
Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo – SP (https://goo.gl/maps/9GuJVpyyN6w)
Horário: 11:00 h

SÁBADO dia 27 de Agosto de 2016
Local: Livraria Cultura – Unidade Paulista
Endereço: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP (https://goo.gl/maps/LLFd4Fu8DLE2)
Horário: 16:00 h

DOMINGO dia 28 de Agosto de 2016
Local: Livraria Cultura – Shopping Market Place
Endereço: Avenida Dr. Chucri Zaidan, 902 – Brooklin, Shopping Market Place – Chacara Santo Antonio (Zona Sul), São Paulo – SP (https://goo.gl/maps/JQXfCRGMkTP2)
Horário: 15 h

CONFIRME PRESENÇA NOS EVENTOS!

Sessão de Autógrafos com os Criadores da Coleção Antiprincesas – Bienal do Livro e Livraria da Vila

Sessão de Autógrafos com os Criadores da Coleção Antiprincesas – Livraria Cultura

Tags:,

Comentários