24/05/2017 - Por Projetos

Encontre a Mulher

Para quem não sabe, nós, administradoras do NAQ, somos formadas em publicidade. É uma área complicada por diversos motivos, e um deles é, sem dúvida, o sexismo que assola a profissão. Atualmente, mulheres representam apenas 20% do departamento criativo de agências, e geralmente são pagas menos de 70% do que os homens recebem (menos de 40% se for uma mulher negra).

Para piorar, é uma área em que existe uma certa glamourização do trabalho – ter a oportunidade de trabalhar é considerado muitas vezes “motivo para agradecer” em si só, o que torna difícil exigir melhores condições de trabalho.

Não só isso é sexismo que atrapalha mulheres talentosas de terem carreiras de sucesso, como é uma péssima decisão de negócios: mulheres são a maior parte da população o que significa que na maior parte das vezes são o público-alvo das campanhas publicitárias. Quando as campanhas são feitas primariamente por homens brancos, é difícil para as mulheres – principalmente as negras – se verem representadas e conseguirem se relacionar com aquilo. Principalmente considerando que a maior parte das faculdades de publicidade não se incomodam em explorar essa questão da representatividade (em quatro anos em uma das mais famosas faculdades de Publicidade do país, ouvi praticamente nada sobre o assunto).

Porém, existem alguns projetos que buscam modificar essa situação – o Find The Woman (Encontre a Mulher) é um deles. Primariamente, para quem não acredita que isso é um problema, no site do projeto tem imagens de agências ao redor do mundo que mostram como a presença feminina é praticamente nula.

Além disso, o projeto tem um objetivo concreto: quer aumentar o número de mulheres no mercado de publicidade. Para isso, convida pessoas a mandarem vagas de emprego para eles, que, em contrapartida, indica mulheres para preenchê-las – eles já receberam algumas vagas, mas você pode ajudar divulgando o projeto.

O site deles está em inglês, mas é só enviar um email para projectfindthewoman@gmail.com para entrar em contato, enviar vagas e tirar dúvidas!

Captura de Tela 2017-05-24 às 13.11.20

Tags:, ,

Comentários