19/08/2015 - Por Projetos

Livros ilustrados com protagonistas princesas lésbica e trans

É incrível a criatividade das mulheres, e às vezes eu fico triste de ver quantos projetos legais eu nunca tinha ouvido falar! Esse é um desses: “A Princesa e a Costureira” é um livro ilustrado sobre uma princesa que estava prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, mas, quando foi encomendar seu vestido de noiva, se apaixonou pela costureira!

Representatividade é importante, não há dúvidas, então projetos como esse – com público-alvo pré-adolescentes e adolescentes são particularmente importantes para falar de sexualidade sem todos os preconceitos da mídia tradicional. Segundo a própria autora, “diálogo e respeito às diferenças é o que precisamos em tempos de intolerância”.

O “A Princesa e a Costureira” era a meta inicial, mas já que conseguiram parte do que queriam, vão fazer o “Joana Princesa” também, sobre príncipe João, que quando cresceu sentia ser uma princesa e por isso queria se chamar Joana. Enquanto Joana acalentava em seu coração o desejo de vir a ser “uma garota igual a todas as outras”, seus pais decidiram que a família ficaria reclusa no castelo até que “o filho aceitasse ser um menino”. Meninas trans raramente tem espaço em lugar nenhum, e por isso esse livro é uma boa chance de trazer histórias mais diversas para o nosso mundo!

montagem_Joana4

Eles tem editora, e estão com uma campanha no catarse para financiar as ilustrações! Confira todas as informações aqui.

Tags:, , ,

Comentários