22/05/2017 - Por Projetos

Mapa do Acolhimento

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), no Brasil, a cada 7 minutos ocorre 1 denúncia de violência sexual contra a mulher, sendo que cerca de 60% dos relatos referem-se à violência contra mulheres negras.

Também é importante ressaltar que a minoria dos casos são denunciados. Segundo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no país, apenas 10% dos casos de estupro chegam ao conhecimento da polícia.

Até quando a violência será vista como algo normal?

O que deve ser feito para que esses quadros de violência reduzam ?

Preocupadas com tais questões, 2 mil voluntárias uniram-se para construir o Mapa do Acolhimento, uma plataforma online de apoio às vítimas de violência sexual no Brasil. Ao acessarem o site, as mulheres podem seguir por 2 categorias:

1

2

3

Dessa forma terapeutas e vítimas são conectadas de forma eficiente e gratuita.

Outro objetivo do Mapa é avaliar os serviços de apoio às vítimas de violência sexual no Brasil.

A iniciativa é totalmente colaborativa, logo, as mulheres que possuem alguma crítica ou elogio relacionados aos centros de atendimento listados no mapa são incentivadas a darem sua opinião.

E caso possuam informações sobre outros centros de atendimento, as mulheres podem adicioná-las no mapa. Todas estas ações têm o fim de informar o maior número de centros e elevar a qualidade dos mesmos. Dessa forma, espera-se que as mulheres vítimas de violência sejam acolhidas da melhor maneira possível.

Confira o site completo do Mapa aqui.

Tags:, ,

Comentários