22/06/2015 - Por Projetos

Molduras da gente: Um documentário sobre mulheres, cabelos e publicidade

O projeto “Molduras da gente” foi criado por seis estudantes de Comunicação Social da UFMG: Ana Naemi, Bruno Silvestrini, Celso Haddad, Gabriela Filippo, Henrique Lima e Isadora Fachardo. De início, o grupo queria investigar a representatividade das mulheres no universo da publicidade, mas percebemos que um ótimo caminho seria olhar isso através da indústria de cosméticos, em particular os produtos para cabelos, já que pode dizer muito do que é “ser mulher” atualmente para a nossa sociedade.

belos


A proposta do documentário, então, é analisar e gerar uma discussão sobre a representação feminina na mídia e sobre a relação das mulheres com seus cabelos.
Assim, nos encontramos com 14 mulheres de diferentes idades, classes, cores, vidas e, é claro, cabelos. Dentre elas, algumas eram as publicitárias que fazem as campanhas, outras eram as acadêmicas e pesquisadoras que as analisam e, é claro, havia também as mulheres que as assistem e consomem os produtos diariamente. E cada encontro desse foi uma experiência maravilhosa!
Tudo isso com a finalidade de criar um debate rico em diversas visões e vivências, deixando nossa narrativa ainda mais completa.


O documentário será lançado na internet dia 28 de junho, próximo domingo. Mas enquanto ele não sai, fique ligado na página do projeto.

belos2

E pra você, o que seu cabelo significa? 😉

Tags:, ,

Comentários