14/12/2015 - Por Projetos

Projeto busca valorização e empoderamento da mulher durante o tratamento do câncer

O diagnóstico do câncer muda muita coisa. Muda os pensamentos: “o que virá pela frente?” “Como devo enfrentar o momento?” Muda o olhar que ela tem de si: “como será minha nova imagem no espelho?” Essa última incerteza insiste em doer em mulheres que estão em tratamento contra o câncer. O que pode parecer pequeno para alguns, é apontado por médicos e psicólogos como uma necessidade a ser trabalhada durante esta fase: a autoestima. O Projeto Além da Cura busca inspiração, conscientização e valorização da mulher durante o tratamento do câncer e nasceu do olhar de uma mulher sobre a doença.

“Meu primeiro contato com o com o câncer foi quando um amigo meu de infância disse que estava com a doença. Eu não sabia o que fazer”, lembrou a diretora do documentário Além da Cura, Bruna Monteiro. Prestes a se formar em jornalismo, ela resolveu mergulhar nesse universo. “Foi quando escrevi o livro “O Peso do Vento”, no qual entrevisto quatro mulheres em tratamento. Uma delas, Annie Dantas, ensinou muito. “A primeira vez que me maquiei foi a primeira vez que me achei bonita durante o tratamento. Porque autoestima está dentro de você e coisas de fora podem te ajudar a dar aquele estado na sua vida. Porque autoestima não é só maquiagem e cabelo, é a forma como as pessoas nos veem e a forma como queremos ser vistas. Eu acredito que esse projeto pode fazer as mulheres buscarem o que têm dentro de si para ficar melhor”, contou Annie que hoje está em remissão da doença.

EncontroAlemdaCura-3

O objetivo do documentário Além da Cura é entrevistar cerca de 200 mulheres com câncer, ao redor do mundo, entre maio de 2016 a maio de 2017, para ouvir depoimentos de mulheres e suas experiências, a importância da autoestima e beleza, o que lhe inspiram a continuar a luta pela vida e sua relação com as famílias. Vídeos também estão sendo postados nas redes sociais no formato de websérie. O projeto já foi iniciado e conta com um site, lançado no começo de outubro. O projeto será dirigido por Bruna, com parceria do artista plástico Victor Maristane.  “Ao entrevistar as mulheres, vimos a importância do compartilhar histórias. Quando elas leem e veem mulheres que também estão em tratamento se sentem menos sozinhas. Esse é o sonho grande do projeto, ser um canal em que as pessoas possam ver vários depoimentos e criar essa rede de esperança e força”, contou Bruna.

Para seguir nessa missão, o projeto Além da Cura corre contra o tempo e precisa da ajuda de todos. O financiamento coletivo para arrecadar os cinquenta mil reais necessários para tirar o projeto do papel está no ar. É tudo ou nada. Se não atingir a meta até o dia 13 de dezembro, todo o dinheiro arrecadado será devolvido e o Além da Cura não acontecerá. As pessoas interessadas em doar, poderão acessar o site oficial do projeto www.alemdacura.com. Outras informações podem ser tiradas na Fanpage o Além da Cura: www.facebook.com/alemdacura

Tags:,

Comentários