17/02/2016 - Por Referências

10 livros feministas para crianças

Não tem como negar que as histórias que ouvimos quando crianças têm efeito sobre nós – até hoje lembro das noites lendo as Fábulas de Esopo ou 1001 noites, e eu já escrevi aqui no site como estudos indicam que ler Harry Potter na infância pode ter tido efeito sobre uma geração inteira.

Por isso essa lista – 10 livros para meninos e meninas que saiam dos estereótipos, com histórias que acostumem as crianças desde cedo com um mundo mais diverso. Os livros foram retirados principalmente da lista do Geledés, do Não Pule a Janela e da ISTOÉ!  Vamos lá!


Tudo Bem Ser Diferente de Todd Parr

Resumo: ‘Tudo bem ser diferente’ trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e trabalhando com assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais. Faixa etária: de 05 a 08 anos.

Veja mais informações aqui.


Menina Bonita Do Laço de Fita de Ana Maria Machado

Resumo: “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma linda história, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha “bem pretinha”. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Leia o livro e acompanhe a busca do coelhinho! Faixa etária:  de 6 até 7 anos.

Veja mais informações aqui.


Até As Princesas Soltam Pum

Resumo: O pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia… Descubram esse segredo e não contem pra ninguém. Faixa etária:  de 3 até 12 anos.

Veja mais informações aqui.


Por Que Só As Princesas Se Dão Bem? de Thalita Rebouças

Resumo: O livro é um conto de fada às avessas que vai conquistar as leitoras mirins. Com o estilo bem-humorado que é sua marca registrada, a autora desconstrói o fascínio das meninas pelo universo das princesas ao contar a história de Bia, uma menina apaixonada por esse mundo encantando, até o dia em que ela entra numa história e descobre que vida de princesa pode ser muito chata e solitária. Faixa etária: acima de 7 anos.

Veja mais informações aqui.


Eugênia E Os Robôs de Janaina Takitaka

Resumo: Eugênia é uma menina de 11 anos apaixonada por mecânica e elétrica e capaz de consertar qualquer aparelho eletrônico. Seu quarto, repleto de fios e outras traquitanas, parece mais um cenário de filme de ficção científica do que o mundinho cor-de-rosa de uma pré-adolescente! Cansada de tentar entender os seres humanos, que ela considera muito complicados, mas sentindo-se sozinha, Eugênia decide criar seus próprios amigos – companheiros, leais e… devidamente programados por ela. Mas será que esses seres previsíveis conseguirão substituir os amigos de carne e osso de quem Eugênia tanto sente falta, com suas atitudes e pensamentos por vezes indecifráveis? Faixa etária: é considerado literatura infanto-juvenil, então para crianças um pouco mais velhas.

Veja mais informações aqui.


O Menino De Vestido de David Walliams

Resumo: A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas – ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz – jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário. Faixa etária: é considerado literatura infanto-juvenil, então para crianças um pouco mais velhas.

Veja mais informações aqui.


A Princesa Sabichona de Babette Cole

Resumo: Um dia a Princesa Sabichona recebeu uma ordem de sua mãe: – Trate de arranjar um marido! Acontece que a menina era cheia de vontades e só queria fazer o que bem entendesse. Tanto fez que acabou ficando sozinha… para a felicidade de todos, dela e de seus pretendentes. Faixa etária: de 05 a 08 anos.

Veja mais informações aqui.


A Princesa e A Ervilha de Rachel Isadora

Resumo: Durante dez anos a escritora e ilustradora Rachel Isadora percorreu vários países da África para se inspirar e adaptar a clássica história de Hans Christian Andersen, A Princesa e a Ervilha. As primorosas ilustrações levam os leitores a um universo africano mágico em que uma ervilha muda os destinos. Descubra como isso é possível lendo o livro. Faixa etária: 3 a 5 anos.

Veja mais informações aqui.


Meninas Negras de Madu Costa

Resumo: Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor. Faixa etária: 3 a 5 anos.

Veja mais informações aqui.


Uma Chapeuzinho Vermelho de Marjolaine Leray

Resumo: Qual a criança que não vive a sensação de medo através da figura do famoso Lobo Mau? Ele é grande, forte, feroz e ruim até o último pelo. Aqui neste livro, ele continua sendo tudo isso, com a diferença de que a Chapeuzinho, além de muito esperta, não tem nenhuma compaixão pela fera. Uma coisa é certa, o final é surpreendente! Faixa etária: 3 a 5 anos.

Veja mais informações aqui.


Príncipe Cinderelo de Babette Cole

Resumo: Coitado do Príncipe Cinderelo… estava sempre limpando, esfregando e cuidando dos seus três irmãos enormes e peludos (que também eram muito fanfarrões). Um sábado à noite, uma fada muito sujinha caiu pela chaminé e prometeu realizar todos os desejos do Príncipe… Faixa etária: 8 a 11 anos.

Veja mais informações aqui.

Tags:

Comentários