04/11/2014 - Por Projetos Referências

Geledés – Instituto da Mulher Negra

Algumas semanas atrás, visitamos a sede do Instituto Geledés aqui em São Paulo e saímos de lá praticamente “flutuando”. Sabe aquela sensação de “quero ser como essas pessoas quando eu crescer”? Pois é, foi assim que saímos de lá e apesar de ser exagerada, juro que não estou exagerando!

Foi um encontro incrível, com pessoas incríveis. Daquelas que te deixam mais feliz simplesmente por saber da existência de seres tão iluminados no mundo e por isso, decidimos compartilhar aqui um pouquinho da história deles, assim vocês podem sentir pelo menos um pouquinho do que sentimos quando os conhecemos.

A direção do Instituto é formada exclusivamente por mulheres negras, mas também contam com a colaboração de homens e mulheres negr@s e branc@s que se identificam e acreditam na proposta.

Há 26 anos, eles percorrem uma longa caminhada e lutam para a valorização da mulher negra e de toda a comunidade negra em geral e contra o racismo e o sexismo. Ao longo desse período realizaram várias intervenções não só no âmbito nacional como internacional. Atuam nas áreas de direitos humanos, educação, comunicação, capacitação/profissionalização e saúde e possuem inúmeros projetos incríveis em cada uma dessas áreas – escolher apenas alguns deles para falar aqui é quase impossível, mas depois de muita dificuldade consegui separar dois deles para contar pra vocês. A vontade, na verdade, é ficar horas e horas falando sobre todos eles, mas como não posso, vamos lá!

O primeiro é um dos projetos que conhecemos no nosso encontro com o Geledés, o Concurso de Plano de Aula – Aplicando a lei 10.639/2003. Esse concurso tinha como objetivo incentivar os professores na aplicação da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira no ensino básico e fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Brasil. A ideia era que os professores elaborassem plano de aula sobre o tema. Todo o material ficaria disponível para ser utilizado por outros professores, com o intuito de promover a história da cultura negra pelo país.

Outro projeto sensacional é o aplicativo de combate a violência contra mulher, através de um mecanismo de resposta rápida para mulheres em situação de violência. O projeto é tão incrível que esse ano ganhou o Concurso Desafio de Impacto Social Google Brasil.

Além desses, o instituto tem uma série de projetos e intervenções incríveis e que realmente ajudam e mudam (para melhor, claro) a vida dos outros! Para conhecerem mais o Instituto, sua história e seus projetos, o site deles está aqui! Façam uma visita e assim como nós, apaixonem-se pelo trabalho do Geledés.

Tags:,

Comentários