30/07/2015 - Por Referências

Hora de falar de Sense8

Esse texto começou como um texto de ‘5 séries com ideais feministas para você assistir no Netflix’ e sense8 era a primeira. Mas mal eu escrevi duas linhas que eu percebi que Sense8 merecia seu próprio texto.

Sense8 é a nova séries original do Netflix, dirigida e produzida pelos criadores de Matrix. A ideia da série é meio complicada de explicar, mas, basicamente, é a história de oito pessoas ao redor do mundo que se veem repentinamente conectadas. Conectadas mesmo – elas ouvem e veem os que os outros ouvem e veem, e podem até usar as habilidades uns dos outros.

Por exemplo, se eu fosse sensate, em vez de ficar olhando com cara desesperada para a panela, esperando desenvolver habilidades culinárias do nada até desistir e comer bisnaguinha, eu poderia usar as habilidades de alguém do meu grupo e fazer uma comida decente. Na história, os dramas dos oito personagens são menos banais que a minha vida, é claro.

A série é tudo de bom em vários sentidos – visualmente, é impecável (e filmada em oito cidades diferentes!); como ficção científica, é original e traz uma nova visão desse tipo de narrativa; e, como feminista, ela arrasa de diversas maneiras. Não vou falar de spoilers, mas falo um pouco de cada personagem, então se você não quer saber absolutamente nada, saia daqui e vá assistir.

Dos oito personagens principais, temos 4 homens e 4 mulheres. Embora eu concorde que, em certa medida, o Will (policial de Chicago) é um pouco mais central na história, todos tem seu espaço e momentos.

Dos homens, temos o Will, o Lito (ator mexicano, gay e no armário), o Wolfgang (ladrão de Berlin) e o Capheus (pessoa mais doce do mundo, amor de gente, querido absoluto, motorista no Quênia).

Das mulheres temos a Nomi (mulher trans – interpretada por atriz trans, aleluia – e hacker), Kala (farmacêutica de Mumbai, religiosa e maravilhosa), Riley (DJ morando em Londres, originalmente da Islândia) e a Sun (diva da humanidade, melhor que você, filha de um magnata, diretora financeira e lutadora underground). 

Sense8-Characters_slider_001olha eles todos aqui, que lindos

Outros personagens importantes incluem Hernando (namorado do Lito), Amanita (namorada da Nomi), Daniela (namorada falsa do Lito), Jonas (difícil dizer se bom ou mal por enquanto, mas é interpretado pelo Sayid do Lost!) e Whispers (vilão do mal).

Além da diversidade incrível do elenco, os relacionamentos não héteros são tratados de forma extremamente delicada e questões de gênero e sexualidade são centrais na trama. Embora a série seja ficção científica, o seu tema central é a empatia e como os seres humanos podem criar conexões verdadeiras uns com os outros.

 

O Netflix ainda não confirmou a segunda temporada, então vá agora assistir e convencê-los que precisamos de mais episódios.

—–

Quer ajudar o NAQ a continuar? Conheça nossos produtos!
Camisetas: http://www.vandal.com.br/artista/nao-aguento-quando
Almofadas, Canecas e Quadros:
http://www.laboratoriomonstro.com.br/nao-aguento-quando-ct-7ce93

Tags:, ,

Comentários