10/09/2014 - Por Mulheres+ Referências

MC Xuxu

Com tanta coisa pra se preocupar,

Com tanta vida perdida,

Tem gente perdendo o tempo querendo mudar

e mandar na minha vida.

 

(As cenas iniciais podem ser desconfortáveis para pessoas sensíveis a conteúdos sobre assédio na rua)

 

*Edição*: Todas as frases da MC Xuxú foram extraídas de uma entrevista realizada por Jarid Arraes da Revista Fórum, que inspirou esse post. Pedimos desculpas por não ter colocado os devidos créditos na primeira postagem do texto. Confira o texto completo de Jarid aqui. Você também pode conferir outros ótimos trabalhos dela na sua coluna da revista: http://www.revistaforum.com.br/questaodegenero/

Sim, sou feminista e quero representá-las sempre, porque acho que lugar de mulher é onde ela quiser! Direito iguais para todos”. Pelo fim do preconceito e pelo orgulho de ser quem é, a funkeira e travesti MC Xuxú usa sua voz na música como ferramenta de empoderamento de grupos oprimidos.

A discussão sobre o poder do funk de questionar e combater problemas sociais vem crescendo cada dia mais.  E é por conta do trabalho de pessoas como a MC Xuxú que se torna evidente o lado positivo do funk como um megafone para as lutas de minorias. Xuxú usa seus versos para denunciar a transfobia e machismo que sofre. A cena inicial do clipe “Desabafo” é uma reprodução de uma situação vivida por ela: “Isso aconteceu comigo, só que levei duas facadas, mas não quis mostrar no vídeo; fiquei com medo de ficar pesado”

Além das denúncias de absurdos como esse, MC Xuxú usa seu trabalho em favor da diversidade, como visto no primeiro hit da funkeira: “Um beijo”

 

Dá uma conferida na página no Facebook e canal no Youtube da diva.

Um beijo pra quem é do bem :*

Tags:, , , ,

Comentários