02/10/2014 - Por Reflexões

As presidenciáveis

presidenciaveis

Estamos em ano eleitoral, temos três mulheres presidenciáveis e o número de imagens com “”piadas”” sobre o padrão estético destas é incontável. E enquanto feministas precisamos falar sobre isso.

Quando pensamos que vivemos em uma sociedade que dentre outras coisas ruins é patriarcal, machista e misógina, fica óbvio que tradicionalmente os cargos de poder “pertencem” aos homens. Naturalmente que, quando uma mulher se torna ameaça a este poder que “pertence aos machos”, quando uma mulher tem a ousadia de tentar ocupar esse espaço, é lógico que ela sofrerá inúmeras tentativas de desmoralização.

A parte “irônica” disso, é que até neste momento somos subjugadas, porque os ataques não são feitos aos projetos políticos, a inteligência ou competência que possuímos. Os ataques, as tentativas de desmoralização, são feitas a nossa aparência estética. Ou seja, não existe por parte do machismo nenhuma fé de que nós, mulheres, somos seres capazes e portanto, ao entendimento destes machistas, não há nada além do que o estético para atacar.

E este ataque vem, é importante dizer, baseando-se nos padrões tradicionais eurocêntricos e impossíveis, do que chamam de beleza.

Mas, deixa eu contar uma novidade a vocês, machos: continuem nos subjugando, vocês acordarão para nossa competência quando forem devorados, como sempre acontece. rs

E irmãs, não compactuem, não reproduzam essa tentativa escrota de desmoralização. Precisamos de sororidade para nos fortalecer contra o patriarcado para ocupar ainda mais espaços de poder!

Tags:, ,

Comentários