08/09/2014 - Por Reflexões

Dez mulheres que falaram para eu não me tornar

1) A espaçosa. Sempre com seus ombros muito largos pelas escadas, com os quadris muito grandes pelo caminho, com a voz muito alta pelos cômodos. Essa mulher não entende a arte de se esgueirar por aí, de se mover delicada e silenciosamente pelos lugares. Ela é um monstro, um elefante, uma montanha ambulante e ela é capaz de esmagar você. Ela é capaz de destruir você. Ela é capaz de fazer você se sentir tão pequeno e insignificante na vida dela quanto ela deveria ser. Você é a nota de rodapé dessa mulher, constantemente interrompido por ela contando aquela piada sagaz que você queria ter pensado primeiro. Eu perguntei qual era o problema em ser um rolo compressor ao invés de ser uma florzinha e riram de mim.


a1

 

2) A mulher “linda”, com cabelos longos, silhueta esbelta, olhos e lábios perfeitos. Essa mulher é perfeita em tudo que faz porque ela é confiante, independentemente do que faz. Ela vai cortar seus cabelos, não importando se você aprova ou não, ela vai usar salto alto e pisar em suas opiniões, ela vai ser sempre maravilhosa não importa o tamanho que ela é. Sabe, a razão que você não pode confiar nela é a de que mulheres assim não precisam da sua permissão, elas vão agir da maneira que as satisfizer. Elas vão te dizer não, de novo e de novo. Você vai ensinar suas filhas que beleza é perigosa. Vai ensiná-las a odiar garotas que amam a si mesmas. Você vai igualar beleza à superficialidade, à estupidez. Você vai dizer que elas são vazias por usarem maquiagem e vai se recusar a vê-las sem maquiagem. Essas mulheres são cobras.

 

a4

 

3) A implicante. Me disseram: nunca aumente sua voz. Converse gentilmente. Se submeta. Mantenha sua opinião para si mesma e, quando você resolver dizer algo, que seja em formato de borboletas levitando por ai. Não discorde. Não diminua a autoridade de alguém, indepentemente se eles merecem seu respeito ou não. Se alguém tocar em você, apenas ande na outra direção. Não bata. Não retruque. Seja como as ruínas de Roma: lindas somente quando não se ouve sua morte silenciosa.

 

a5

 

4) A carente. Eu já ouvi como outros a desprezam quando falam sobre como ela te deu tudo e como você a despachou até a humilhar. Até ela voltar rastejando e implorando por uma explicação sua, até que ela estivesse de joelhos pedindo por um pouco de atenção. Nunca seja essa mulher, me disseram. Porque ela é uma piada e a graça é que ela se atreveu a ter mais emoção do que você teve. A verdade é que aquele que se importa menos com o outro, num relacionamento, é o que ganha. Eu não sabia que isso era uma competição.

 

a7

5) A provocadora, stripper certificada. Como aquela garota se atreve a se vestir dessa forma e não querer que eu queira dormir com ela? Luxúria sempre foi personificada como uma mulher em vermelho com um vestido justo e decotado. Luxúria é pecaminosa porque significa poder. Ela não pede sua atenção, ela exige. Me disseram que ela é o pior tipo de mulher e que ela deveria sentir vergonha por ser atraente. Me disseram pra não sair de casa com uma saia tão curta, com uma renda dessa, não vestida dessa forma. Meu batom não pode ser tão vermelho. Meu cabelo não pode ser tão encorpado. Eu simplesmente não posso excitar alguém assim e o deixar esperando.

 

a3

6) A vadia. Não importa com quantas pessoas ela esteve de verdade. Tudo é sobre os rumores que falam sobre ela. Fácil. Biscate. Você ainda vai tentar pegar, você ainda vai querer levá-la para sua cama, a beijar e dizer coisas que não são verdade, mas vai difamá-la quando conversar com seus amigos. Meu pai costumava dizer que “uma vadia é ótima para uma noite, mas uma virgem é com quem você se casa e leva pra casa.”Talvez ele não soubesse que ele estava ensinando sua filha a odiar sua sexualidade. Talvez ele não soubesse que toda vez que ela fosse beijada, seu organismo todo entraria numa combustão de vergonha e auto-repressão. Talvez ele não soubesse que ela não relacionaria sexo a emoções, porque ele sempre disse a ela que meninos são diferentes, eles não se importam de verdade comigo. Ninguém disse pra mim que era normal experimentar.

 

a8

 

 

Você não ficou sabendo? Sou a nova vadia da escola

 

7) A alma-gêmea. Nunca ame romance mais do que você ama a racionalidade. Nunca mostre fraqueza, nunca use rosa, nunca pense que um diz talvez você encontre alguém legal com quem deseja ficar. Alguém vai te encontrar e, se você for sortuda, ele vai te aguentar quando você estiver ficando velha. Nunca seja a mulher que acredita em felizes para sempre, nunca seja burra o suficiente para acreditar que alguém poderia te amar, mesmo depois de saber de seus defeitos. Você não é uma princesa. Você não se casa, você se acomoda.

 

a9

 

 

8) A forte, que pode ser melhor que todo mundo, inclusive seu namorado. “A questão sobre meninos é que você deve deixar eles ganharem”, dizia meu pai. Eu lia histórias sobre Artemis e queria me tornar uma guerreira também. Queria uivar para alua, queria batalhar com os monstros que me assombravam e queria governar em meu reino com punhos firmes. Mas garotas nunca são atletas, ou são fortes. Mesmo que a civilização tenha sido construída com nosso sangue e suor, não devemos ser fortes. Devemos nos encolher.

 

a11

 

9) A CEO. Se você escolher o trabalho ao invés da família, você é mesmo uma garota? Como você ousa lutar para chegar ao topo, enfrentando cada par de olhos que só queriam saber do seu decote, cada reunião na qual você foi silenciada por alguém te interrompendo, cada vez que você foi chamada de “docinho”? Como você ousa desejar algo? O seu marido é um dono de casa? Não posso imaginar como isso dá certo. Ele não é um cara de verdade. Não demora muito pra dar em divórcio. Como você ousa decidir que é feliz estando solteira? Você não sabe que é feita para ter crianças? Cadê a sua honra? Cadê sua sabedoria? Quem se importa se você é uma líder, a melhor sucedida, a mais eficaz? No final das contas, mulheres tem feito um péssimo trabalho em serem bem sucedidas. Elas sempre perdem seus homens no final. Uma vez eu disse que preferia ser uma autora famosa a ser uma mãe comum. Me disseram: não se preocupe, você vai ser uma boa mamãe.

 

a13

 

Tá bravo?!

10) A garota eu sou um explosivo e que eu vai fazer pedaços de quem quiser impedi-la. Não vou me arrepender. Não sou sua garotinha linda. Não sou nada sua. Eu não quero ser “menininha”. Isso literalmente não significa porra alguma! Eu serei alguém. Eu farei todos se lembrarem de mim. Eu me recuso a ser apagada na história. Não sei o que estão tentando criar, mas você me tornaram um dragão. Vocês me colocaram no fogo e quando eu parei de queimar, aprendi como brilhar. Não pense que podem me parar. Não se pode domar um tornado.

 

a10

 

 

Tradução do poema em inglês “Ten women I have been warned agaist becoming

Tags:,

Comentários