Vaginas não são o demo

Em algum dia dessa semana, me deparei com um daqueles links do buzzfeed que servem para tirar sua atenção do trabalho. O título era o seguinte (já traduzido do inglês):

Isso é o que acontece quando você pede para homens gays desenharem vaginas

 

Foi inevitável clicar para ver o resultado dessa “brincadeira” (que até ganhou um perfil no Instagram).

A minha primeira reação ao ver esses desenhos foi “WTF”?! Tem tanta coisa errada em boa parte deles, tanta coisa problemática, que fica difícil separar umas das outras. Mas vamos tentar. (caso existam termos que você não conheça ao longo do post, recomendo que dê uma olhadinha no ‘glossário’ que escrevi lá no final)

 

1) São transfóbicos e cisnormativos

 

Captura de Tela 2014-08-02 às 12.13.23

 

Ok. Foram homens gays que desenharam vaginas. O que o senso comum burro prega? Homens gays não se atraem por mulheres, logo, não se atraem por vaginas. Bem, deixe-me dizer uma coisa: não é a genitália que define gênero. Existem mulheres que têm pênis e homens que têm vagina. Homossexualidade se define por atração entre pessoas do mesmo gênero, esses desenhos ridicularizam e excluem todos os homens trans*, como se esses homens que os desenharam jamais pudessem se atrair por eles. “Ah, mas é uma questão de gosto. Não curto vaginas.. BLEH, QUE NOJO” – cara, isso é transfóbico pra porr*! Eles invalidaram a identidade de gênero dos homens trans*, como se eles não fossem homens o suficiente para satisfazer seus desejos.

 

2) Reproduzem a demonização da vagina

 

Captura de Tela 2014-08-02 às 12.06.06

?????????   

vag4

 

Claro. Vamos comer seu ego –‘

Mulheres cis são ensinadas a não gostarem da própria vagina. Elas devem sentir repúdio e nojo de si mesmas. Sabe, é uma luta você aprender a gostar do seu corpo. Daí vem uma galera e desenha parte de você de uma forma tão satirizada, ridicularizada e demonizada, que você percebe a razão de essa luta ser tão árdua. É mais uma vez o mito das histéricas, vorazes e descontroladas mulheres, representado pela vagina. “Vaginas são perigosas, sedentas por sangue e vingança ARGH”. Tem gente vendo ficção trash demais por aí…

 

vag7

Veja o trailer de “Teeth – movie” e entenda esse gif

3) São desenhos lesbofóbicos, bifóbicos..

 

vag1

 

Desde quando toda mulher com vagina tem que gostar de pinto? Esse pessoal simplesmente ignora a existência de mulheres lésbicas, bissexuais e pansexuais. Vivemos numa sociedade tão “pintocêntrica”, que até quando o assunto é vagina, colocam um pinto no meio. Por favor, esses caras tão precisando se informar.

 

 

4) Objetificam vaginas 

 

 

vag5

 

 

WAT?

vag6

 

Ah claro, a “piada” da chave/fechadura HAHÁ. 

 

Parem! Apenas parem com isso.

 

Alguns de vocês podem estar pensando: “Mas que exagero, gente. É só uma brincadeira. Como isso prejudica de alguma maneira?”. Sou uma mulher cis, essas “piadas” falam de mim também. Não consegui rir disso. Falei com mais algumas meninas, elas não conseguiram rir disso. Quem ri dessas piadas? Caras cis! WOW. Esse “projeto” ajuda a reproduzir brincadeirinhas de privilegiados para privilegiados que ouvimos todos os dias sobre quem somos. É uma grande expressão do senso comum que, como eu disse lá em cima, muitas vezes é burro demais! Isso tudo é uma baita forma de opressão à sexualidade da mulher cis, à identidade de gênero do homem trans*.. então, pra que?

 

Vaginas não são o demo, amigues. São só vaginas 😉

 

Glossário

Cis: pessoas que se identificam com o gênero e com o órgão genital que lhes foram atribuídos ao nascerem.

Trans*: pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído quando nasceram, mas que podem ou não se identificar com o próprio órgão genital.

Transfobia: qualquer forma de negatividade em relação a pessoas transexuais e transgêneras 

Lesbofobia: qualquer forma de negatividade em relação às mulheres lésbicas como indivíduos, casal ou como um grupo. 

Bifobia: qualquer forma de negatividade em relação a pessoas bissexuais como indivíduos, casal ou como um grupo. 

Cisnormatividade: discurso que desconsidera ou invalida a existência das pessoas trans* na sociedade

WTF: Mas que porra é essa??!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *